Geração e Download do arquivo SEFIP.RE  
 
 
O que é o SEFIP?
É o Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, cujo desenvolvimento foi realizado através de uma parceria da Previdência Social com a Caixa Econômica Federal. Foi disponibilizado aos contribuintes para facilitar o cumprimento da obrigação legal de entregar a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP), relacionando ao INSS, mensalmente, todas as informações dos fatos geradores de contribuições previdenciárias.
A Portaria Interministerial No. 326, de 19 de janeiro de 2000 estabeleceu a obrigatoriedade da entrega da GFIP em meio eletrônico para todos os empregadores sujeitos ao recolhimento do FGTS e/ou informações à Previdência Social.
O que é o arquivo SEFIP.RE?
É o arquivo que o sistema de Cadastro e Folha de Pagamento de Pessoal - CFPP gera mensalmente para cada Órgão (EMPRESA) que possua servidores do vínculo Celetista, Sem vínculo empregatício ou Serviço temporário, e que contribuem mensalmente para o Regime Geral da Previdência Social. Após o processamento mensal de todas as folhas de pagamento o CFPP gera o arquivo e o disponibiliza na internet.
Quem pode se habilitar para fazer download do arquivo SEFIP.RE?
O arquivo SEFIP.RE contém dados da pessoa jurídica (EMPRESA) e também da pessoa física RESPONSÁVEL pelas informações das contribuições previdenciárias do Órgão, junto à Caixa Econômica e Previdência Social. É necessário que o Chefe do Departamento de Pessoal de cada Órgão preencha o formulário "Identificação de Usuários - SEFIP" e o encaminhe ao Departamento de Negócios - DEPNG / PRODAM para que seja disponibilizado no sistema de Cadastro e Folha de Pagamento de Pessoal - CFPP as opções necessárias para cadastrar os dados da EMPRESA e também do RESPONSÁVEL pelas informações do SEFIP.
A pessoa indicada como RESPONSÁVEL deve ser um servidor efetivo do Órgão.
Como se habilitar para fazer download do arquivo SEFIP.RE ?
A pessoa cadastrada como RESPONSÁVEL pelas informações das contribuições previdenciárias do Órgão deve seguir os procedimentos abaixo:
  1. Acesse a página da Prodam através do endereço eletrônico www.prodam.com.br
  2. Na página principal clique no serviço SEFIP;
  3. Clique no serviço Cadastro de Senha;
  4. Informe o CPF, Identidade (Número, UF, Emissor), Data de Nascimento, PIS-PASEP, Dica da Senha, E-mail e Senha;
  5. Acione o botão Cadastrar Senha;
  6. Se todos os dados do RESPONSÁVEL estiverem preenchidos corretamente será exibida a mensagem "senha cadastrada com sucesso!"
Como fazer download do arquivo SEFIP.RE para minha estação de trabalho ?
  1. Acesse a página da Prodam através do endereço eletrônico www.prodam.com.br
  2. Na página principal clique no serviço SEFIP.
  3. Informe a Identificação do Usuário:
    CPF e SENHA e clique no botão LOGIN para validar seus dados.
  4. Se estiver habilitado a acessar os serviços do SEFIP será exibida a mensagem "serviço autorizado!"
    1. Clique no serviço Download;
    2. Selecione o mês e ano da Competência;
    3. Clique no botão Procurar Arquivo;
    4. Na coluna Arquivo Disponível, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo exibido SEFIP.RE, selecione a opção Salvar destino como..., selecione a pasta Caixa existente no seu computador e finalmente clique em Salvar;
    5. O arquivo será gerado no caminho C:\caixa\sefip.re
    6. Se o arquivo já existir, será exibida a mensagem "C:\CAIXA\SEFIP.RE já existe. Deseja substituí-lo?". Acione o botão SIM e o arquivo será substituído pelo novo.
  5. As mensagens de erro que podem ser exibidas durante a Identificação do Usuário são:
    1. "Digito verificador do CPF inválido" ação >>> Informe o CPF correto
    2. "Senha informada diferente da cadastrada!" ação >>> Informe a Senha correta
    3. "Servidor não possui senha cadastrada" ação >>> Cadastre sua Senha
Como fazer a validação do arquivo SEFIP.RE ?
Entre no aplicativo SEFIP (fornecido pela Caixa) e escolha a opção:
Arquivo -> Modo de Operação -> Validação
O caminho do arquivo a ser validado é C:\CAIXA\SEFIP.RE
SUPORTE TÉCNICO do aplicativo SEFIP:
Para qualquer dificuldade ou dúvida sobre a atualização ou configuração do aplicativo, consulte o arquivo LEIAME.TXT localizado na pasta de instalação do programa: C:\CAIXA\SEFIP. Se mesmo assim o problema permanecer contactar a CENTRAL HELPDESK - 0800-561041
Governo do Estado do Amazonas
Desenvolvido pela PRODAM