O que é o SEFIP? |
É o Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, cujo desenvolvimento foi realizado através de uma parceria da Previdência Social com a Caixa Econômica Federal. Foi disponibilizado aos contribuintes para facilitar o cumprimento da obrigação legal de entregar a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP), relacionando ao INSS, mensalmente, todas as informações dos fatos geradores de contribuições previdenciárias.
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A Portaria Interministerial No. 326, de 19 de janeiro de 2000 estabeleceu a obrigatoriedade da entrega da GFIP em meio eletrônico para todos os empregadores sujeitos ao recolhimento do FGTS e/ou informações à Previdência Social.
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O que é o arquivo SEFIP.RE? |
É o arquivo que o sistema de Cadastro e Folha de Pagamento de Pessoal - CFPP gera mensalmente para cada Órgão (EMPRESA) que possua servidores do vínculo Celetista, Sem vínculo empregatício ou Serviço temporário, e que contribuem mensalmente para o Regime Geral da Previdência Social. Após o processamento mensal de todas as folhas de pagamento o CFPP gera o arquivo e o disponibiliza na internet.
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Quem pode se habilitar para fazer download do arquivo SEFIP.RE?
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O arquivo SEFIP.RE contém dados da pessoa jurídica (EMPRESA) e também da pessoa física RESPONSÁVEL pelas informações das contribuições previdenciárias do Órgão, junto à Caixa Econômica e Previdência Social. É necessário que o Chefe do Departamento de Pessoal de cada Órgão preencha o formulário "Identificação de Usuários - SEFIP" e o encaminhe ao Departamento de Negócios - DEPNG / PRODAM para que seja disponibilizado no sistema de Cadastro e Folha de Pagamento de Pessoal - CFPP as opções necessárias para cadastrar os dados da EMPRESA e também do RESPONSÁVEL pelas informações do SEFIP.
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A pessoa indicada como RESPONSÁVEL deve ser um servidor efetivo do Órgão.
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Como se habilitar para fazer download do arquivo SEFIP.RE ?
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A pessoa cadastrada como RESPONSÁVEL pelas informações das contribuições previdenciárias do Órgão deve seguir os procedimentos abaixo:
- Acesse a página da Prodam através do endereço eletrônico www.prodam.com.br
- Na página principal clique no serviço SEFIP;
- Clique no serviço Cadastro de Senha;
- Informe o CPF, Identidade (Número, UF, Emissor), Data de Nascimento, PIS-PASEP, Dica da Senha, E-mail e Senha;
- Acione o botão Cadastrar Senha;
- Se todos os dados do RESPONSÁVEL estiverem preenchidos corretamente será exibida a mensagem "senha cadastrada com sucesso!"
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Como fazer download do arquivo SEFIP.RE para minha estação de trabalho ?
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- Acesse a página da Prodam através do endereço eletrônico www.prodam.com.br
- Na página principal clique no serviço SEFIP.
- Informe a Identificação do Usuário:
CPF e SENHA e clique no botão LOGIN para validar seus dados.
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Se estiver habilitado a acessar os serviços do SEFIP será exibida a mensagem "serviço autorizado!"
- Clique no serviço Download;
- Selecione o mês e ano da Competência;
- Clique no botão Procurar Arquivo;
- Na coluna Arquivo Disponível, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo exibido SEFIP.RE, selecione a opção Salvar destino como..., selecione a pasta Caixa existente no seu computador e finalmente clique em Salvar;
- O arquivo será gerado no caminho C:\caixa\sefip.re
- Se o arquivo já existir, será exibida a mensagem "C:\CAIXA\SEFIP.RE já existe. Deseja substituí-lo?". Acione o botão SIM e o arquivo será substituído pelo novo.
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As mensagens de erro que podem ser exibidas durante a Identificação do Usuário são:
- "Digito verificador do CPF inválido" ação >>> Informe o CPF correto
- "Senha informada diferente da cadastrada!" ação >>> Informe a Senha correta
- "Servidor não possui senha cadastrada" ação >>> Cadastre sua Senha
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Como fazer a validação do arquivo SEFIP.RE ?
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Entre no aplicativo SEFIP (fornecido pela Caixa) e escolha a opção:
Arquivo -> Modo de Operação -> Validação
O caminho do arquivo a ser validado é C:\CAIXA\SEFIP.RE
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SUPORTE TÉCNICO do aplicativo SEFIP:
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Para qualquer dificuldade ou dúvida sobre a atualização ou configuração do aplicativo, consulte o arquivo LEIAME.TXT localizado na pasta de instalação do programa: C:\CAIXA\SEFIP.
Se mesmo assim o problema permanecer contactar a CENTRAL HELPDESK - 0800-561041
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